O maior lote do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, o Lote 6, vai transformar as rodovias do Sudoeste e Oeste do Estado, com R$ 20,2 bilhões em investimentos. A assinatura do contrato foi feita nesta segunda-feira (28), em Brasília, com presença do governador, Ratinho Junior (PSD); do vice-governador, Darci Piana (PSD); do presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri; da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT); do presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; e do diretor-presidente da EPR Rodovias, José Carlos Cassanig que venceu o leilão.
Trechos e cidades atendidas
Com mais de 662 quilômetros de rodovias, o Lote 6 inclui as rodovias PR-182, BR-163, BR-277, PRC-280, PR-180, PR-158 e PR-483 cortando cidades estratégicas como Capanema, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Pato Branco, Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Cascavel e Foz do Iguaçu.
As obras incluem:
- 462 km de duplicações (principalmente na BR-277 e PR-182)
- Construção de vias marginais, contornos urbanos e faixas adicionais
- Implantação de ciclovias, passarelas, áreas de escape e câmeras inteligentes
Destaques das obras nas rodovias do Sudoeste e Oeste
O Sudoeste paranaense, até então fora dos pacotes de concessão, entra com força no mapa da infraestrutura estadual. A duplicação da PR-182 ligando Ampére a Francisco Beltrão e os novos contornos de Marmeleiro e Lindoeste são exemplos de intervenções previstas.
Além disso, a BR-277, ligação vital com o Porto de Paranaguá, terá melhorias desde Cascavel até Pato Branco, conectando com obras já em andamento no trecho entre Pato Branco e General Carneiro.
Pedágios e prazos
Nove praças de pedágio serão instaladas, entre elas em Lindoeste, Ampére e Pato Branco. A cobrança só começa após vistoria e autorização da ANTT, e as tarifas deverão ser divulgadas com antecedência.
A previsão é que os primeiros serviços de recuperação comecem ainda em 2025, assim que forem transferidos os bens e rodovias para a concessionária.
- Fonte: AEN;
- Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
- Redação: Edney Manauara