Duas carretas carregadas com cebola argentina foram apreendidas pela Polícia Militar do Paraná em menos de 48 horas na cidade de Barracão, no Sudoeste do Estado. As cargas, que somam 60 toneladas, apresentavam irregularidades fiscais e desvios de rota, caracterizando possível descaminho.
As ações fazem parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, com apoio da Receita Federal, e reforçam o combate ao contrabando na região.
Primeira apreensão: retorno irregular da Argentina
Na terça-feira (27), policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) abordaram uma carreta Volvo FH 460, com placa brasileira, que havia retornado irregularmente da Argentina. A carga de 30 toneladas de cebola não tinha a documentação necessária para ingresso no Brasil.
O motorista, de 29 anos, foi identificado e liberado. A carga foi entregue à Receita Federal em Santo Antônio do Sudoeste.
Segunda apreensão: notas divergentes e rota suspeita
Na quinta-feira (29), por volta das 6h06, uma equipe da 3ª Companhia da PM, com sede em Santo Antônio do Sudoeste, realizou nova abordagem a um caminhão no Bairro Alvorada, também em Barracão. A região é conhecida por ser rota de contrabando.
Durante a fiscalização, o motorista apresentou duas notas fiscais com destinos diferentes. A rota em que a carreta transitava não correspondia a nenhuma das notas. A Receita Federal foi acionada e a carreta, com mais 30 toneladas de cebola, foi levada à unidade do órgão em Dionísio Cerqueira (SC).
Fronteira sob vigilância
As duas ações resultaram na apreensão de 60 toneladas de cebola de origem argentina em menos de dois dias. As cargas foram levadas para as unidades da Receita Federal, onde seguem os trâmites legais.
A Operação Protetor de Divisas e Fronteiras reforça o policiamento em áreas críticas e tem como foco principal coibir o transporte ilegal de mercadorias.
- Fonte: BPFRON
- Foto: Divulgação BPFRON
- Redação: Edney Manauara