Polícia Civil apreende armas, celulares roubados e bebidas falsificadas em operação de grande impacto na cidade
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, por meio da 59ª Delegacia Regional de Capanema, revelou, na manhã desta quinta-feira (25), um esquema criminoso com diversas ramificações no município.
A quadrilha atuava em diferentes frentes, envolvendo não apenas a receptação de celulares, mas também a falsificação de bebidas alcoólicas. Ainda estavam com a posse ilegal de arma de fogo.
Além disso, a ação contou com agentes da RONE, bem como do Grupo de Diligências Especiais (GDE) de Cascavel, o que reforçou a força-tarefa policial.
As investigações tiveram início logo após o roubo de uma carga de celulares ocorrido em Cascavel. Pouco tempo depois, os aparelhos começaram a ser ativados e rastreados em Capanema, o que indicou a possível atuação de uma quadrilha local.
Diante disso, os agentes intensificaram as diligências, com o objetivo de identificar os envolvidos e, consequentemente, desarticular o esquema criminoso. Desse modo, a operação se consolidou como uma resposta articulada, integrada e, sobretudo, eficaz ao crime organizado na região.

Investigação expõe estratégias da quadrilha para dificultar ação policial
Durante as apurações, os policiais identificaram que um mesmo comerciante da cidade repassou todos os aparelhos, o que reforça a centralidade dele no esquema investigado. Quando a polícia abordou o empresário, não colaborou com as investigações e, além disso, tentou recuperar os celulares vendidos. Ele ofereceu a devolução em dinheiro aos compradores. Essa atitude, portanto, evidenciou a intenção de dificultar o trabalho policial e, ao mesmo tempo, encobrir a origem ilícita dos produtos.
Além disso, áudios entregues por alguns clientes mostraram o comerciante e sua esposa orientando os compradores bloquear o número da Polícia Civil. Além de não colaborar com a investigação, o que configura obstrução de justiça.
Mandados de prisão, busca e apreensões
Com base nas provas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do casal. Além disso, solicitou mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos de propriedade dos investigados, tais como mercados, loja de materiais de construção, loja de joias e depósitos da família.
Durante a operação, os policiais encontraram:
- Dezenas de celulares roubados
- Uma arma de fogo sem registro
- Grande quantia em dinheiro vivo
- Uma fábrica clandestina de bebidas
A polícia apreendeu, no local da falsificação, rótulos falsificados, garrafas reutilizadas, insumos químicos, mas também equipamentos para engarrafamento. Assim caracterizando a produção de bebidas impróprias para o consumo.
Leia mais:
- Casal é preso por tráfico em operação conjunta em Santa Izabel do Oeste
- Acidente com moto deixa ferido no retorno do Posto Rota do Sol em Capanema

Polícia prendeu em flagrante um casal de empresários
A polícia prendeu o casal em flagrante e, além disso, também deteve outras pessoas envolvidas no esquema criminoso. Além de identificar receptação qualificada e falsificação de bebidas, a operação apurou infrações fiscais e sanitárias, cujas informações serão encaminhadas aos órgãos competentes para que tomem as devidas providências.
Dessa forma, a Polícia Civil reforça o compromisso no combate ao crime organizado em Capanema, protegendo o consumidor e, consequentemente, garantindo a segurança da população. Além disso, as investigações continuam em andamento para identificar todos os envolvidos e, assim, ampliar a responsabilização penal.
- Fonte: PCPR/59ª Delegacia Regional de Polícia de Capanema
- Foto: Reprodução/PCPR



