A ampliação reforça a Atenção Primária e leva profissionais a áreas com escassez de atendimento, portanto melhora o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.
O Sudoeste do Paraná recebeu 13 novas vagas no programa Mais Médicos, conforme o novo edital do Governo Federal que amplia o acesso à Atenção Primária à Saúde pelo SUS.
No Estado, serão 88 vagas distribuídas em 67 municípios. Na região sudoestina, as cidades beneficiadas são: Ampére, Barracão, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Vitorino.

Ampliação prioriza regiões com falta de profissionais
A deputada Luciana Rafagnin destacou que as novas vagas são essenciais para garantir atendimento humanizado e de qualidade, principalmente em áreas com escassez de médicos. A parlamentar afirmou que a medida integra a estratégia nacional de fortalecimento da Atenção Primária, pois prioriza comunidades vulneráveis e regiões remotas, onde o acesso a profissionais é limitado.
O programa reduz desigualdades regionais e amplia a cobertura das unidades básicas, além disso previne doenças e evita sobrecarga nos hospitais.
📎 Leia também:
- Coronel Vivida perde Sebastião Batista, de 123 anos
- Polícia Civil prende três por furtos em Coronel Vivida
Expansão também contempla áreas indígenas
O Ministério da Saúde ofertou 1.446 vagas para equipes de Saúde da Família, atendendo 986 municípios brasileiros, bem como incluindo 52 vagas para distritos indígenas.
No Paraná, 360 municípios integram o programa, somando 1.822 vagas; agora 1.664 já estão preenchidas.
“Investir na Atenção Primária é salvar vidas”
A parlamentar destacou que a expansão do programa não só reforça o Mais Médicos, mas também acelera o combate à escassez de profissionais.
“Por isso, mantemos o foco não apenas na abertura de vagas, mas também na rápida ocupação desses postos”, afirmou.
- Fonte: Diário do Sudoeste
- Foto: Rafael Nascimento/MS
- Redação: Edney Manauara