O Sudoeste do Paraná receberá investimentos em geração de energia limpa. Por isso, os municípios de Cruzeiro do Iguaçu, Clevelândia e Honório Serpa estão entre os 15 escolhidos para receber Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Essas iniciativas também visam promover o desenvolvimento regional e incentivar fontes de energia sustentável na região.
Ao todo, o Estado contará com 11 novas usinas, resultado do 39º Leilão de Energia Nova A-5, realizado pelo Ministério de Minas e Energia.
O investimento previsto é de cerca de R$ 1,1 bilhão, o que reforça o compromisso do governo com expansão da energia limpa e desenvolvimento econômico da região.

Leia também:
👉 Homem morto a tiros em Santo Antônio do Sudoeste
👉 Atropelamento na PR-475 deixa homem ferido gravemente em Verê
Impacto regional no Sudoeste
As novas PCHs devem transformar a realidade das cidades do Sudoeste, pois gerarão empregos diretos e indiretos, movimentarão a economia local e atrairão investimentos.
De acordo com o governo estadual, os empreendimentos têm potencial para estimular o turismo e aumentar a arrecadação dos municípios.
Outros municípios beneficiados
Ainda mais os projetos incluem também empreendimentos em Nova Cantu, Laranjeiras, Altamira, Itaguajé, Colorado, Paranacity, Toledo, Cerro Azul, Moreira Salles, Tuneiras do Oeste, Goioerê e Boa Vista da Aparecida.
Sustentabilidade em destaque
As PCHs apresentam diversas vantagens socioambientais, como preservar matas ciliares, proteger nascentes e reduzir a emissão de carbono, além de fornecer energia limpa e estável.
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), os novos projetos protegerão 4 mil hectares de áreas verdes no Estado, o que reforça o compromisso com sustentabilidade e conservação ambiental.

- Fonte: AEN
- Foto: Daniel Castellano/SEDEST
- Redação: Edney Manauara