A Polícia Civil do Paraná, em conjunto com outras forças policiais, deflagrou a Operação Balcão nesta quinta-feira (4), já que o objetivo é combater uma facção criminosa responsável por tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de capitais, no Sudoeste do Paraná.
Partciam da operação a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) bem como a Polícia Militar do Paraná (PMPR).
Cumprimento das ordens judiciais
Coordenada pela 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, a operação mobilizou cerca de 200 agentes. Ao todo, as equipes cumprem:
- 41 mandados de busca e apreensão domiciliar;
- 14 mandados de prisão preventiva;
- 33 ordens de busca pessoal;
- 16 bloqueios de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo.
Leia também
- Operação Rastro do Cofre prende três suspeitos em Palmas
- Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Pato Branco
Duro golpe na facção criminosa
De acordo com a PCPR, a ação representa um duro golpe na estrutura financeira e logística da facção. As investigações atingem não apenas os executores, mas também os operadores financeiros responsáveis por movimentar os recursos ilícitos. As primeiras diligências já resultaram em apreensões e prisões, entretanto, os números oficiais ainda estão sendo consolidados.
Investigações de longo prazo
Após meses de investigação, as autoridades lançaram a operação, enquanto tentam desmantelar a rede criminosa, abrangendo tanto o tráfico quanto a lavagem de capitais que sustentava a facção.
Próximos passos
A Polícia Civil deve divulgar ao longo dos próximos dias novos detalhes sobre os resultados da Operação Balcão, assim como os próximos desdobramentos das investigações.

- Fonte: PCPR
- Imagens: PCPR
- Redação: Edney Manauara