De acordo com pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação com o Equidade.info, mais de 80% dos alunos relatam maior atenção após o veto ao celular nas escolas.
Alunos confirmam mais foco após veto
A sanção da lei que proibiu o uso de celulares em sala de aula, em janeiro de 2025, já apresenta resultados positivos. O levantamento mostra que 88% dos estudantes do Ensino Fundamental I afirmaram estar mais atentos nas aulas, enquanto no Ensino Médio o índice chegou a 70%.

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Impactos no ambiente escolar
Além do maior foco, a pesquisa indica redução de conflitos virtuais. Entre os gestores, 77% apontaram queda no bullying digital, enquanto 65% dos professores confirmaram o mesmo. Já entre os alunos, apenas 41% notaram melhora.
Contudo, 44% dos estudantes disseram sentir mais tédio nos intervalos e recreios sem o uso dos celulares. Professores também relataram aumento de ansiedade em 49% dos casos, especialmente no Ensino Fundamental I.
Regiões com maior impacto
Conforme os dados, o Nordeste liderou os avanços com 87% de percepção positiva, enquanto Sudeste e Centro-Oeste tiveram os menores índices (82%), demonstrando que a eficácia varia conforme o contexto local.
Especialistas defendem estratégias
O deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, avaliou que a medida protege os estudantes e, além disso, garante foco no aprendizado.
Entretanto, Claudia Costin, do Equidade.info, afirmou que as escolas precisam criar alternativas de interação para também enfrentar a ansiedade e o tédio: “A restrição foi positiva, mas sozinha não basta. Portanto, é necessário investir em práticas pedagógicas bem como em espaços de convivência.”
Enquanto isso, o professor Guilherme Lichand, da Stanford Graduate School of Education, reforçou que o veto oferece oportunidade para repensar a conexão entre a escola e os alunos.

- Fonte: Agência Brasil
- Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
- Redação: Edney Manauara



