Os eleitores irão às urnas neste domingo (5) para a eleição suplementar em Cruzeiro do Iguaçu, pois a votação, marcada das 8h às 17h, definirá prefeito e vice. Então, os escolhidos pelo povo permanecerão no comando do município até 31 de dezembro de 2028.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convocou a nova eleição depois que cassou o prefeito Reni Kovalski (PP) e a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina (PDT). A Justiça Eleitoral confirmou a prática de compra de votos por meio de pagamento de impostos bem como pela promessa de empregos em troca de apoio.
Chapas confirmadas
Duas coligações concorrem ao pleito suplementar:
- Coligação PDT, PP, MDB, PL e PSB
- Prefeito: Dilmar Túrmina (PDT) – nº 12
- Vice-prefeito: Vonei Vacca
- Coligação Republicanos, PSDB, União Brasil e Podemos
- Prefeito: Jean Cardoso (Republicanos) – nº 10
- Vice-prefeito: Alvir Guyss
Leia mais:
Quem pode votar
Todos os eleitores com título regular bem como com domicílio eleitoral em Cruzeiro do Iguaçu até 7 de maio de 2025 estão aptos a votar. A Justiça Eleitoral informará o resultado no mesmo domingo, assim que a votação for concluída. De acordo com dados oficiais, o eleitorado local soma 3.536 pessoas.
Importância do pleito
A eleição suplementar de Cruzeiro do Iguaçu decidirá o futuro político do município, pois foi convocada após a crise provocada pela cassação. Logo, o resultado oferecerá estabilidade administrativa ao longo do mandato, que segue até 2028.

- Fonte: TRE-PR
- Foto: Reprodução/TRE-PR
- Redação: Edney Manauara



