A EPR Iguaçu, concessionária responsável pelas rodovias do Oeste e Sudoeste do Paraná, recebeu da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a autorização, logo após concluir as etapas técnicas necessárias para, iniciar o primeiro pedágio eletrônico do Estado.
O modelo inovador substituirá as praças tradicionais por pórticos equipados com câmeras e sensores, de modo que a cobrança da tarifa ocorra automaticamente, sem necessidade de parada dos veículos.
“Essa inovação representa um avanço, portanto reforça nosso compromisso com a modernização e a melhoria da malha viária sob concessão, trazendo mais mobilidade, sustentabilidade e economia aos motoristas”, explicou Silvio Caldas, diretor-executivo da EPR Iguaçu.
Tecnologia e inovação no tráfego
De acordo com Marcos Moreira, diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, o modelo segue as principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo.
“Essa inovação representa um avanço significativo; portanto, reafirma o compromisso de modernizar e aperfeiçoar a malha viária sob concessão, ao mesmo tempo em que promove mobilidade, sustentabilidade e economia aos motoristas”, destacou Moreira.
Os pórticos substituirão as praças de pedágio convencionais em três pontos estratégicos:
- Lindoeste (BR-163);
- Entre Pato Branco e Vitorino (PR-280);
- Ampére (PR-182).

Vantagens do pedágio eletrônico
O novo sistema elimina as paradas nas praças de pedágio, o que garante maior fluidez assim como agilidade nas viagens. Além disso, os benefícios incluem:
✅ Redução do risco de acidentes, já que não há necessidade de frenagem;
✅ Economia de combustível além disso menor desgaste de peças;
✅ Diminuição da emissão de poluentes;
✅ Cobrança automatizada e mais eficiente.
🔗 Leia mais:
- 👉 Filme A Terra é Nossa estreia em Dois Vizinhos
- 👉 Copacol reforça apoio à cultura com entrega de materiais culturais em Capanema
Como funciona o pedágio eletrônico
O sistema identifica os veículos por meio de TAGs eletrônicas ou da leitura automática de placas, portanto os sensores conseguem determinar altura, largura, comprimento e número de eixos, classificando o veículo para cobrança automática.
Dessa forma, o motorista mantém velocidade constante, respeitando o limite da via, sem precisar parar.
Formas de pagamento
Assim os usuários poderão pagar a tarifa de duas formas distintas.:
- Leitura de placa:
Após passar pelo pórtico, o usuário deve acessar o site da EPR Iguaçu, para que possa efetuar o pagamento e evitar sanções.
📲 www.epriguacu.com.br/pedagio-eletronico - TAG eletrônica:
O dispositivo instalado no para-brisa do veículo realiza a cobrança automática, de modo que os usuários recebem descontos progressivos conforme a frequência de uso. Confira mais informações em www.epriguacu.com.br/calculadora-duf.
Sustentabilidade e eficiência
A redução do tempo de parada bem como o menor uso de freios e motores em marcha lenta contribuem diretamente para a diminuição da emissão de gases poluentes, tornando o sistema mais sustentável.
Além disso, o modelo otimiza o tráfego, melhora a segurança e reduz custos operacionais, refletindo em benefícios para os usuários e para o meio ambiente.

- Fonte: EPR Iguaçu
- Foto: EPR Iguaçu
- Redação: Edney Manauara



