Moradores de Coronel Domingos Soares buscaram a imprensa em Palmas nesta segunda-feira (3), já que avistaram grupos de javalis próximos ao perímetro urbano do município. A presença dos animais preocupa a comunidade e levanta alerta das autoridades locais.
De acordo com os relatos os relatos, os animais apareceram há poucos metros da área urbana. Além disso, um registro ocorreu próximo a uma instituição de ensino municipal.
O javali está entre as espécies invasoras mais perigosas do Brasil, portanto se multiplica rapidamente, já que não enfrenta predadores naturais no país.
Animais representam riscos sanitários e agrícolas
Os javalis causam grandes prejuízos às atividades agrícolas na região, pois atacam lavouras de milho, feijão, soja e pastagens regularmente.
Eles também representam um grave risco sanitário para a população visto que podem transmitir doenças como peste suína africana e febre aftosa.
O temperamento extremamente agressivo preocupa os moradores, embora o abate permaneça autorizado pelo Ibama desde 2013.

Leia Mais:
- Viatura da Polícia Civil e caminhão colidem em Coronel Vivida
- SAMU do Sudoeste do Paraná recertifica 128 condutores socorristas
Projeto de Lei busca facilitar controle dos javalis
Na Assembleia Legislativa do Paraná, tramita um projeto desde 2022 a fim de regulamentar a caça do javali no estado paranaense.
Em Brasília, a Câmara dos Deputados analisa o PL 4.253/2025. O texto visa transferir aos estados a competência para manejar espécies invasoras.
O projeto autoriza a comercialização da carne com inspeção sanitária, entretanto pesquisadores manifestam cautela sobre riscos ambientais.
Os deputados da Frente Parlamentar da Agricultura defendem menos burocracia e por isso acreditam que os estados podem fiscalizar a atividade localmente.

- Fonte: RBJ
- Foto: Divulgação
- Redação: Edney Manauara



