A Assembleia Legislativa realizou uma Sessão Especial em Capanema que fez históia neste sábado (15). De acordo com o deputado Anibelli Neto, a homenagem celebrou os 40 anos da retomada democrática municipal na Área de Interesse da Segurança Nacional (AISN) na atual Faixa de Fronteira do Paraná.
Assim, o evento reuniu autoridades estaduais e lideranças históricas no Centro de Eventos Martinho Lutero, em Capanema, a fim de lembrar o fim do regime de nomeação de prefeitos durante a ditadura militar.
A sessão emocionou ex-prefeitos eleitos na primeira eleição livre de 1985 bem como familiares de lideranças falecidas também receberam homenagens.
Treze cidades paranaenses recuperaram autonomia
Durante a ditadura, 13 municípios paranaenses perdiam a autonomia política visto que integravam a Área de Interesse da Segurança Nacional.
As cidades homenageadas na Sessão Especial foram: Barracão, Capanema, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pérola D'Oeste, Planalto, Santa Helena, Santo Antônio do Sudoeste, São José das Palmeiras e São Miguel do Iguaçu.
O regime permitia que governadores nomeassem prefeitos sem consulta popular. Então a população não escolhia seus próprios representantes.

Leia Mais:
- Associado de Capanema ganha R$ 500 mil na Sicredi
- Capanema: ACEC elege nova diretoria para 2026/2027
Autoridades destacam importância histórica do evento
O ex-senador Álvaro Dias participou ativamente do processo redemocratizante e ainda lembrou: "quem não tem memória não tem futuro".
O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) agradeceu a todos pelas homenagens assim como destacou a luta pela democracia durante quatro décadas.
O prefeito de Capanema, Neivor Kessler (MDB), lembrou os primeiros candidatos em Capanema na eleição de 1985. Assim citou Armandio Guerra (PMDB) vencedor da eleição, Pedro Godoy (PDS) que ficou em segundo lugar e Pedro Tonelli (PT) em terceiro. Eles foram pioneiros nesse processo de redemocratização.
A Sessão Especial reuniu figuras importantes da política paranaense. Dentre elas estiveram o deputado federal Sérgio Souza, atual presidente do MDB do Paraná e o secretário Rogério Carboni que é capanemense e responde pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família do Paraná.
O evento marcou a trajetória democrática do Sudoeste paranaense e assim, serviu como exemplo de valorização da história regional.

- Imagens/Redação: Edney Manauara



