A megaoperação Disciplina 046 mobiliza mais de 200 policiais nesta sexta-feira (5), visto que a Polícia Civil, com apoio da PMPR e da Polícia Penal, combate uma organização criminosa que atua nas regiões Sudoeste, Sul e Norte Pioneiro do Paraná.
Ação ocorre simultaneamente em 17 municípios
As equipes cumprem 114 ordens judiciais, sendo 60 prisões preventivas assim como 54 mandados de busca. A operação acontece em Barracão, Capanema, Clevelândia, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Itapejara d’Oeste, Mangueirinha, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste, todos no sudoeste do Paraná; além disso a ação chega em Siqueira Campos no Norte Pioneiro e União da Vitória, no Centro-sul paranaense.

Investigados estavam articulados em grupos digitais
Entre os 60 investigados, nove já estavam no sistema prisional. Policiais penais cumprem novos mandados nas celas. Conforme o delegado Rafael Tavares as investigações começaram em outubro e apontam que o grupo atuava como célula de uma facção nacional. Os integrantes se organizavam em aplicativos de mensagens, portanto planejavam homicídios, tráfico de drogas, venda de armas e ações de contrainteligência para avisar sobre operações policiais.
Leia mais:
- Prefeitura de Capanema aplica provas do Concurso Público neste domingo; veja locais e orientações
- Operação Desarme na Faixa de Fronteira prende cinco suspeitos no sudoeste do PR
Alvos tinham antecedentes e usavam monitoramento eletrônico
De acordo com a delegada Natália Morari muitos investigados possuíam ampla ficha criminal e seguiam cometendo delitos mesmo sob monitoramento eletrônico. Além disso, os suspeitos realizavam reuniões on-line para ajustar crimes e prestar contas. Circulava ainda uma lista de membros considerados traidores, o que elevou o risco de novos crimes dentro da facção.
Coletiva divulgará resultados da operação
As equipes da operação apresentarão os resultados oficiais em coletiva de imprensa, na 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos, assim como comentarão as ações realizadas.
Além disso, a PCPR divulgará novas informações por meio da assessoria de comunicação, assim que concluir a organização dos dados.

- Fonte: PCPR
- Foto: PCPR
- Redação: Edney Manauara



