Um novo vírus do orçamento no WhatsApp se espalha rapidamente pelo Brasil, pois circula em arquivos ZIP com nomes falsos, logo pode roubar todas as informações financeiras em poucos segundos.
Golpe usa arquivos ZIP disfarçados
Os criminosos enviam arquivos .ZIP com chamados de ORÇAMENTO ou COMPROVANTE. As vítimas recebem esses arquivos de contatos conhecidos, pois eles já estão infectados pelo mesmo vírus anteriormente.
Malware acessa navegador e dados bancários
O vírus se instala no computador quando a pessoa abre o arquivo ZIP. Ele captura todas as informações do navegador, assim consegue roubar senhas bancárias e dados financeiros facilmente.

WhatsWeb espalha vírus automaticamente
O malware usa a sessão do WhatsApp Web para se replicar. Ele envia o arquivo malicioso para todos os contatos da vítima, entretanto a pessoa nem percebe que está infectando outras pessoas.
Criminosos focam em roubo via Pix
O objetivo principal é roubar dinheiro através de transferências Pix. Os bandidos aguardam o acesso a sites bancários, além disso mostram telas falsas para capturar credenciais.
Leia Mais:
Como se proteger do vírus perigoso
Não abra arquivos ZIP recebidos pelo WhatsApp. Desconfie de mensagens inesperadas, visto que contatos reais confirmariam o envio por outros canais.
Medidas extras de segurança digital
Use um antivírus atualizado no computador porque ele bloqueia ameaças antes que causem danos, além disso, encerre as sessões do WhatsApp Web com frequência para evitar invasões.

- Fonte: PMPR
- Foto: Reprodução/Redes Sociais
- Redação: Edney Manauara



