Durante a Operação do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) intensificou a fiscalização nas rodovias estaduais entre os dias 30 de abril e 5 de maio de 2025. O aumento no fluxo de veículos exigiu reforço no policiamento e resultou em números preocupantes.
No total, 59 sinistros de trânsito foram registrados, com 56 pessoas feridas e cinco mortes. Além disso, as ações resultaram em 3.219 autos de infração e 5.654 imagens de radar capturadas nas estradas.
Alta incidência de irregularidades
Segundo o balanço divulgado pelo BPRv, 149 motoristas estavam sem habilitação ou com pendências relacionadas à CNH. Outros 304 ocupantes de veículos foram autuados por não usarem o cinto de segurança.
O número de condutores dirigindo sob efeito de álcool também chama a atenção: 68 foram flagrados embriagados ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Sete foram presos por crime de embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Um dos casos mais graves ocorreu na PR-585, em São Pedro do Iguaçu, onde um homem de 47 anos foi preso após teste de etilômetro indicar 0,77 mg/l de álcool, mais que o dobro do limite penal permitido.
Apreensões e prisões
Além das infrações de trânsito, a operação também atuou no combate ao crime. Foram apreendidos 68 quilos de maconha, uma arma de fogo, e 13 pessoas foram presas durante o feriado.
- Fonte: BPRv/PMPR
- Fotos: Divulgação/BPRv
- Redação: Edney Manauara



