A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) oficializou Capanema como Capital Paranaense do Melado na semana passada. O projeto de Lei 583/2024 da deputada Luciana Rafagnin aprovado na ALEP reconhece a tradição local e assim valoriza economicamente os produtores da região.
Produção anual supera 400 toneladas do produto
A cidade localizada no Sudoeste do Paraná é referência estadual na produção, assim sendo produz centenas de tonelada de melado por ano. Nove indústrias e cooperativas trabalham no setor, assim geram centenas de empregos diretos para a comunidade.
Deputada destaca valorização da identidade cultural
Luciana Rafagnin (PT) enfatizou a importância do reconhecimento oficial afirmando que o melado representa o trabalho das famílias fundadoras, pois simboliza a história e a criatividade local.

Tradição começou com agricultores nos anos 1980
As primeiras produções eram completamente artesanais na região, logo as famílias agricultoras iniciaram a atividade, entretanto ela cresceu e ganhou escala industrial com os anos.
Leia Mais:
- Capanema recebe novo veículo para Corpo de Bombeiros
- Descarte irregular de lixo Linha Curitibana, em Capanema
Festa do Melado atrai 150 mil visitantes anualmente
O evento tradicional chega à sua 22ª edição em Capanema. A festa movimenta o turismo local, além disso fortalece a economia através da gastronomia típica local.
Produto possui Indicação Geográfica do INPI
O melado capanemense tem certificação de qualidade nacional. O Instituto Naional de Propriedade Industrial (INPI) atesta a autenticidade do produto, por consequência agrega valor ao saber fazer tradicional.
O título consolida Capanema como referência no Paraná. A cidade ganha projeção importante, visto que fortalece seu papel na preservação das tradições rurais.

- Fonte: ALEP
- Foto: Geraldo Bubniak/AEN
- Redação: Edney Manauara


