A primeira votação do Conclave, que escolherá o novo líder da Igreja Católica após a morte do papa Francisco, terminou ainda a pouco, com fumaça preta, nesta terça-feira (6), às 16h (fuso horário de Brasília). O sinal indica que nenhum dos cardeais reunidos no Vaticano atingiu os dois terços dos votos necessários para ser eleito Pontífice.
O tradicional anúncio de fumaça, feito pela chaminé da Capela Sistina, foi acompanhado por milhares de fiéis na Praça de São Pedro. A expectativa era alta, mas o resultado confirma que, pelo menos por hoje, não saberemos o nome do novo papa. O colégio de cardeais, formado por 133 cardeais eleitores de diferentes países, permanece reunido em absoluto sigilo até que um sucessor seja escolhido.
As votações prosseguem nos próximos dias, com sessões pela manhã e à tarde. Assim que houver consenso, a fumaça branca anunciará a escolha do sucessor de Francisco, que morreu dia 21 de abril de 2025. O processo pode durar dias, como já ocorreu em conclaves anteriores, dependendo da complexidade das discussões entre os cardeais.
- Fonte: Vatican News
- Foto: Reprodução Vatican News
- Redação: Edney Manauara