Disputa eleitoral terá Joni Ferreira (PL) e Vadeco (PSDB) como candidatos a prefeito.
As convenções partidárias em São João terminaram na sexta-feira (22); então, confirmaram duas chapas que disputarão a eleição suplementar marcada para 5 de outubro.
Pela situação, concorrem Joni Zanella Ferreira (PL) como prefeito e Fabiana Mioranza (PSD) como vice; já pela oposição, disputam Altair “Vadeco” Gasparetto (PSDB) e Quitéria (MDB).

Trajetória de Vadeco e Quitéria
Vadeco tem longa experiência na política municipal. Foi o vereador mais votado em 2000 (649 votos), vice-prefeito em 2004 e prefeito de 2013 a 2020. Em 2024, concorreu novamente, ao lado de Quitéria, mas perdeu para Clóvis Cuccolotto (PSD) e Valdir Wiesenhutter (PL), dupla cassada no mês passado por abuso de poder econômico.
Com a cassação, o vereador Paulo Dal´Alba (PL), então presidente da Câmara, assumiu interinamente a administração municipal, garantindo continuidade administrativa. Quitéria, servidora estadual, iniciou carreira política em 2020; assim, conquistou uma cadeira de vereadora pelo MDB, após receber expressivos 340 votos.
Leia mais:
- TRE-PR define eleições suplementares em São João e Cruzeiro do Iguaçu para outubro
- Cassação do prefeito de São João confirmada; vice-prefeito também é cassado
Estreia política de Joni e Fabiana
A eleição será a primeira de Joni Ferreira, embora sua família tenha tradição política: seu pai, João Maria Augusto Ferreira, foi vereador por quatro mandatos (2001–2016), e sua irmã, Simone Zanella Ferreira, também foi vereadora entre 2017 e 2020.
A vice, Fabiana Mioranza, foi a vereadora mais votada em 2024, com 623 votos, e atualmente preside a Câmara de forma interina, já que Paulo Dal´Alba assumiu o Executivo.
Câmara dividida e nova disputa
Atualmente, a Câmara de Vereadores possui quatro cadeiras da situação (PL e PSD), quatro da oposição (União Brasil, PSDB e MDB) e uma do PDT.
De acordo com o o juiz eleitoral Leonardo Márcio Laureano, da 151ª Zona, a cassação da chapa de Clóvis e Valdir ocorreu por abuso de poder econômico.
Próximos passos da eleição
A campanha eleitoral começa oficialmente nesta segunda-feira (26). No rádio, a propaganda terá início em 1º de setembro. Além de São João, também haverá eleições suplementares em Cruzeiro do Iguaçu e São Tomé (Noroeste).
