O estudante paranaense Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, morreu afogado em um rio na cidade de Nackawic, em New Brunswick, no Canadá. O jovem conquistou uma vaga no programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná, por mérito, após obter excelente desempenho acadêmico na escola pública onde estudava, em Jesuítas, no oeste do estado.
Victor estava no Canadá há meses e planejava retornar ao Brasil na próxima semana. Pois, ele integrava um grupo de intercambistas premiados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com a oportunidade de estudar no exterior. Por isso, sua morte gerou grande comoção em toda a comunidade escolar.
Adolescente estava com família anfitriã
Segundo a Seed, Victor desapareceu na segunda-feira (16), logo após entrar em um rio acompanhado pela família canadense que o acolhia e por outra estudante do programa. Diante da situação, as equipes de resgate da Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) iniciaram imediatamente as operações de busca. Assim, depois de um intenso trabalho de varredura na área, as autoridades locais localizaram e recuperaram o corpo na manhã de terça-feira (17).
Apoio à família e investigação
A Secretaria de Educação do Paraná informou que presta total apoio à família de Victor. Além disso, um representante da pasta viajará ao Canadá para acompanhar os trâmites legais e oferecer suporte direto aos familiares.
Enquanto isso, a Polícia Federal tomou providências para viabilizar, com urgência, a emissão de passaportes, caso os pais optem por ir ao país. No entanto, ainda não há previsão para o retorno do corpo ao Brasil.
Luto na educação do Paraná
O secretário de Educação, Roni Miranda, lamentou profundamente a morte do estudante. “Era impressionante sua capacidade de dedicação, o comprometimento com os estudos. Sempre foi um aluno exemplar. Hoje é um dia de muita dor para a educação do Paraná”, declarou.
Além disso, a rede estadual de ensino manifestou pesar pela perda do jovem, ressaltando que toda a comunidade escolar está de luto e se solidariza com os familiares e amigos.
- Fonte: G1
- Foto: Reprodução/Redes Sociais
- Redação: Edney Manauara



