Nossa reportagem foi informada de uma ação da ICMBIO e da Polícia Ambiental, na última sexta-feira, 27, na Barra do Siemens, no Distrito do Cristo Rei, em Capanema.
Segundo informações dois homens extraíram ilegalmente do parque Nacional do Iguaçu cerca de 200 cabeças de palmito Juçara (Euterpe edulis). Eles estavam sendo monitorados em uma operação da ICMBIO e da Polícia Ambiental, durante todo o dia e quando deixaram o Parque nacional foram abordados pelas autoridades.
Um estava com um feixe de palmito no colo, conseguiu largar rapidamente e fugiu, não sendo alcançado pelas autoridades e o outro estava com o Palmito em uma mochila e se entregou. Os dois são moradores de Capanema, um reside na cidade e o outro no Distrito de Cristo Rei.
O que foi preso em flagrante foi encaminhado para Santo Antônio do Sudoeste, onde pagou fiança e foi liberado. Porém deve se apresentar novamente as autoridades regionais.
Ainda pelo que foi apurado pela nossa reportagem o cidadão que conseguiu fugir ainda não foi preso. Ele já tem passagem pelo mesmo crime e a ação foi toda gravada em vídeo pelas autoridades, o que ajuda a comprovar o crime ambiental.
Infelizmente essa pratica ainda é muita utilizada em nossa região e as autoridades estão atentas. A extração ilegal de palmito é considerada crime ambiental e está prevista na Lei Federal 9.605/1998. A pena para quem é pego extraindo ou transportando ilegalmente é de três meses a um ano de detenção e multa de R$ 100 a R$ 300 por cada árvore derrubada. A extração ilegal de palmito em Área de Preservação Permanente (APP) pode resultar em um a cinco anos de prisão.
- Reportagem, Apuração e Redação: José Carlos Fornér
- Foto: Inea/RJ
1 Comment
[…] EXCLUSIVO: Duas pessoas são presas em Capanema, por extração ilegal de palmito no Parque Nacional… […]