O Governo do Paraná revitalizou a rodovia PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, com tecnologia whitetopping, por isso investiu mais de R$ 470 milhões na obra.
O governador Ratinho Junior entregou, nesta quarta (16), os 37 km finais da revitalização da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia. Logo, a rodovia, antes considerada a pior do Paraná, agora soma 140 km modernizados com pavimento de concreto, graças a um investimento de R$ 476,4 milhões.
Trecho entregue e nova obra autorizada
Na cerimônia, o governador também assinou a ordem de serviço para o Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916). De acordo com o governo a obra terá 14,34 km de extensão e investimento de R$ 148,9 milhões. A previsão de execução é de 900 dias.
“É um dia histórico. Entregamos uma rodovia que antes era sinônimo de buracos e acidentes. Agora ela tem estrutura para o transporte de grandes cargas com muito mais segurança”, declarou Ratinho Junior.

Tecnologia moderna no pavimento
A PRC-280 foi a primeira rodovia do estado a usar a técnica whitetopping, que reutiliza o asfalto antigo como base para o concreto. Assim, a nova pista terá vida útil estimada de 20 anos, com redução de custos de manutenção e maior aderência para veículos pesados, especialmente em dias de chuva.
Benefícios para a logística regional
Além de melhorar a mobilidade no Sudoeste, a modernização da PRC-280 fortalece o escoamento da produção agroindustrial rumo a Curitiba e ao Porto de Paranaguá. De acordo com o Governo, a rodovia tem tráfego médio de até 8 mil veículos por dia, majoritariamente caminhões.
“A obra representa dignidade e competitividade para o Sudoeste”, comentou Guto Silva, secretário de Estado das Cidades.
Detalhes técnicos da rodovia
O Governo do Paraná entregou o trecho com faixas de 3,5 metros, acostamentos de 2,5 metros, mas também com placas de concreto com 22 cm de espessura ao longo dos 37,49 km. A obra também incluiu dispositivos de segurança, drenagem, grama e sinalização moderna.

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Portanto, a PRC-280 integra o maior programa de rodovias de concreto do Brasil. O Governo do Paraná já aplicou mais de R$ 3,1 bilhões em 18 trechos, espalhados por todas as regiões do estado. A tecnologia usada segue modelos adotados nos Estados Unidos e na Alemanha.
Depoimentos
“Antes era preciso dirigir devagar para evitar acidentes. Agora o trecho está excelente”, disse o caminhoneiro Adriel Eberlle.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, comemorou: “É uma obra nos padrões mundiais de qualidade”.
- Fonte: AEN
- Foto: Divulgação/SECOM-PR
- Redação: Edney Manauara