A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de descontos indevidos realizados por entidades associativas nos últimos anos.
A consulta e o pedido de reembolso podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.
9 milhões de beneficiários notificados
Na terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados sobre descontos realizados por associações. Caso identifiquem cobranças não autorizadas, os aposentados ou pensionistas podem pedir o reembolso diretamente pelo sistema.
Como acessar o serviço MEU INSS
Para verificar se há descontos e solicitar a devolução, é preciso:
- Baixar o app Meu INSS (disponível na App Store e Google Play).
- Criar uma conta Gov.br com CPF e senha.
- Acessar o item “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- Clicar no sininho no topo do app, ir em “Configurar Notificações” e selecionar “Permitir notificações”.
Também é possível entrar com os dados de internet banking de bancos conveniados.
Atendimento presencial e orientações
Para quem não consegue usar meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios para disponibilizar atendimento presencial nas 8,5 mil agências em todo o país.
O INSS alerta para o risco de golpes: não serão feitas ligações ou mensagens SMS. Os avisos serão apenas pelo aplicativo oficial.
Central 135
Dúvidas podem ser tiradas na central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O instituto recomenda ligar após as 16h ou aos sábados para evitar congestionamentos.
Apenas os canais oficiais devem ser utilizados para obter informações seguras:
🔗 gov.br/inss
📱 Aplicativo Meu INSS
📞 Central 135
- Fonte: Agência Brasil
- Foto: Divulgação/Gov.BR
- Redação: Edney Manauara