Estação deve ter temperaturas mais baixas que em 2024, segundo o Simepar
O inverno de 2025 começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20) e chega com a previsão de temperaturas mais baixas que no ano passado. A estação também deve ter chuvas dentro da média, conforme análise do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
No Sudoeste do Paraná, a previsão é de frio mais intenso, formação frequente de geadas e menos chuva, sobretudo entre os meses de julho e agosto.
Geadas serão comuns nas áreas mais altas do Sudoeste
Com a chegada de massas de ar frio e seco, o inverno paranaense tende a registrar quedas acentuadas de temperatura em intervalos curtos, principalmente após a passagem de frentes frias. No Sudoeste, cidades com maior altitude, como Francisco Beltrão, Palmas e Capanema, estão entre as mais propensas à ocorrência de geadas.
Essas condições são típicas da estação e ocorrem com mais frequência entre julho e agosto, os dois meses mais secos do ano. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, as massas de ar de origem polar serão as responsáveis pelas noites mais frias.
Precipitações serão escassas em julho e agosto
A distribuição das chuvas seguirá o padrão histórico: menor no Norte e mais concentrada no Litoral e nas regiões Sul e Sudoeste. Para julho, os volumes esperados no Sul do Estado variam entre 54 mm e 178 mm. Em agosto, os acumulados no Sudoeste ficam entre 52 mm e 128 mm.
Apesar do frio mais presente, as temperaturas médias ainda ficarão levemente acima da média histórica, pois há ausência de bloqueios atmosféricos intensos como os que ocorreram em 2024.
Outono foi mais seco e frio no Sudoeste
O outono de 2025 registrou chuvas abaixo da média em quase todo o Paraná. No Oeste e Sudoeste, o déficit foi ainda maior, com destaque para áreas próximas de Cascavel, onde choveu até 180 mm a menos do que o esperado entre abril e junho.
A temperatura média no outono se manteve próxima do padrão, mas em cidades como Cândido de Abreu chegou a ficar 2°C acima da média histórica. Ainda assim, o período foi considerado mais frio que o de 2024 em todo o Estado.
Setembro terá aumento gradual de chuvas e temperaturas
Em setembro, a tendência é de aumento nas precipitações e nas temperaturas em toda a região. No Sudoeste, os acumulados podem chegar a 201 mm, com temperaturas variando entre 11°C e 23°C.
O inverno termina oficialmente no dia 22 de setembro, quando começa a primavera. Até lá, o Simepar alerta para a possibilidade de geadas com 24 a 72h de antecedência, disponíveis por meio do Alerta Geada, em parceria com o IDR-Paraná.
- Fonte: SIMEPAR
- Foto: Ana Tigrinho/AEN
- Redação: Edney Manauara



