A Itaipu Binacional comemora, nesta segunda-feira (5), 41 anos de produção contínua de energia elétrica. Desde 1984, a usina representa um marco de engenharia e integração entre Brasil e Paraguai. Com 3.078.507 GWh produzidos desde seu início, a usina poderia abastecer todo o planeta por 44 dias.
Marco histórico na matriz energética
Com 20 unidades geradoras e potência instalada de 14 mil megawatts, Itaipu se mantém entre as maiores produtoras de energia limpa e renovável do mundo. Só em 2024, a usina produziu mais de 67 milhões de MWh. Atualmente, abastece 6,69% da demanda brasileira e 77,93% da paraguaia.
Além da capacidade produtiva, a usina se destaca pela rapidez na resposta às oscilações do sistema elétrico, garantindo segurança energética em horários de pico e em momentos de baixa de fontes solares e eólicas.
Energia Limpa: Sustentabilidade e modernização
Além da energia, Itaipu investe em projetos ambientais e sociais. Iniciativas de reflorestamento, conservação da biodiversidade e educação ambiental reforçam o compromisso com a sustentabilidade.
Para manter o desempenho, a usina iniciou o Plano de Atualização Tecnológica (PAT) em 2022. Com previsão de 14 anos de execução e US$ 670 milhões em investimentos, o plano moderniza sistemas vitais, como o controle central e a subestação paraguaia.
- Fonte: Itaipu
- Foto: Divulgação/Itaipu
- Redação: Edney Manauara



