Evento nesta sexta (04), às 9h, no Parque de Exposições, apresenta os resultados que embasam pedido de Indicação Geográfica.
Nesta sexta-feira (04), às 9h, o Mel de Capanema será o protagonista de um evento científico no Parque de Exposições do Município. O local receberá a divulgação oficial da pesquisa conduzida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que comprova os diferenciais únicos do mel da região.
O estudo analisou atributos como sabor, coloração, textura e origem botânica, reforçando a identidade do produto com o terroir do Parque Nacional do Iguaçu e do Rio Iguaçu. Então, a ação é fruto de uma parceria entre a Cresol, UTFPR, Apic, Sebrae/PR e a Prefeitura de Capanema.
🔹 Mel com identidade regional única
Embora o estudo tenha começado apenas em 2022, no âmbito de um acordo técnico, os pesquisadores já identificaram que o louro branco e o cambará são responsáveis pelas qualidades únicas do Mel de Capanema. Ademais, ressaltam que o comprometimento dos produtores com o ecossistema local é igualmente crucial para manter os padrões de excelência.
🔹 Rumo à Indicação Geográfica
Os dados da pesquisa não apenas embasam, mas também fortalecem o pedido de Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem (DO). Contudo, esse reconhecimento só é atribuído quando o produto comprova sua ligação intrínseca com o território.
“A combinação única da flora nativa com o trabalho dos produtores resulta em um mel com identidade própria”, explicam os organizadores. “A conquista da IG, portanto, será crucial para valorizar e dar visibilidade ao nosso produto”, acrescentaram.
📍 Serviço:
📅 Data: Sexta-feira, 04 de julho
🕘 Horário: 09h
📍 Local: Parque de Exposições de Capanema – Av. Geraldo Fulber, 614 – Santa Cruz
🔗 Veja também:
- Queijo colonial do Sudoeste recebe Indicação Geográfica
- Feira do Melado de Capanema pode entrar no Calendário Turístico Oficial do Brasil
- EXCLUSIVO: Duas pessoas são presas em Capanema, por extração ilegal de palmito no Parque Nacional do Iguaçu
- Fonte: ASCOM
- Foto: Acervo/APIC
- Redação: Edney Manauara