Evento reuniu cooperados, autoridades e comunidade no Dia Internacional do Cooperativismo.
A Coagro acaba de inaugurar seu maior armazém em Planalto (PR), com investimento de R$ 45 milhões. Assim, a unidade, que atenderá cooperados da região entre os municípios de Capanema a Barracão, foi apresentada no sábado (5) durante evento que celebrou o Dia do Cooperativismo e reuniu autoridades, produtores e parceiros.
O evento, realizado no Dia Internacional do Cooperativismo, reuniu centenas de pessoas, incluindo autoridades municipais, agricultores, cooperados, representantes de entidades e empresas parceiras.
🔹 Maior capacidade de armazenagem da Coagro
A nova unidade inicia com quatro silos de 100 mil sacas, mas está projetada para atingir até 700 mil sacas de capacidade, incluindo um secador de alta potência, elevadores com 240 toneladas/hora e máquinas de limpeza de última geração.
“Esse é um dia histórico para a Coagro. Um marco de crescimento com prudência, ousadia e foco no bem-estar do cooperado”, afirmou o presidente Sebaldo Waclawovsky.
O espaço também prevê, futuramente, a instalação de uma fábrica de rações, fortalecendo, assim, a verticalização da produção.
🔹 Força do cooperativismo regional
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Carlos Boni destacou a importância da Coagro para o desenvolvimento de Planalto e da região. “Esse investimento beneficia toda a região, não apenas Planalto. A Coagro representa a valorização do produtor e o fortalecimento da economia local”, afirmou Boni.
O evento reforçou a importância do cooperativismo em tempos de desafios, sobretudo com a união de esforços para ampliar a capacidade de escoamento e armazenamento da produção agrícola.
🔹 Unidade entrará em operação neste mês
A unidade ainda aguarda a finalização da parte elétrica, mas deve começar a receber milho nos próximos dias. A colheita já começou e a demanda por secagem e armazenagem será intensa, conforme explicou o presidente da cooperativa.
A Coagro opera em três turnos, atendendo produtores no Paraná e Santa Catarina, e segue em expansão com planejamento conservador, mesmo diante dos juros altos do novo Plano Safra e da queda na rentabilidade agrícola.
🔗 Veja também:
- Pesquisa revela qualidade do Mel de Capanema
- Queijo colonial do Sudoeste recebe Indicação Geográfica
- Imagens e Redação: Edney Manauara



