Um trágico acidente com um balão turístico em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, deixou oito pessoas mortas e 13 feridas na manhã de sábado (21). O balão turístico pegou fogo em pleno voo, em seguida, caiu próximo a uma unidade de saúde da cidade, sem ferir ninguém em solo.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que o incêndio teve início a partir de um maçarico auxiliar, usado para acionar o maçarico principal da aeronave. O piloto, que sobreviveu, relatou à polícia que tentou fazer uma descida de emergência e assim, orientou os passageiros a pularem do cesto.

Sobreviventes e vítimas
Dos 21 ocupantes do balão, 13 conseguiram saltar a tempo e sobreviveram, entre eles o piloto da aeronave. Com a perda de peso, o balão subiu rapidamente, levando outras oito pessoas que não conseguiram pular durante o incêndio. Infelizmente, após ganhar altitude, o balão perdeu estabilidade e caiu, assim, provocando uma tragédia que mobilizou equipes de resgate e investigação.
Entre as vítimas fatais, já identificadas, estão:
- Everaldo da Rocha, de 53 anos, e Janaína Moreira Soares da Rocha, de 46 anos – O casal fazia o passeio com os filhos, que estão entre os sobreviventes. O velório dos dois começou às 9h30 deste domingo no Cemitério Parque Jardim das Flores, em Joinville, no norte catarinense;
- Fabio Luiz Izycki, de 42 anos, e Juliane Jacinta Sawicki, de 36 anos – O bancário e a engenheira agrônoma, ambos gaúchos, estavam namorando. O velório dela ocorreu pela manhã na cidade gaúcha de Carlos Gomes. Não informações sobre o velório de Fabio;
- Leandro Luzzi, de 33 anos – O patinador artístico era diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística e fundador de uma escola da modalidade na cidade catarinense de Brusque, além de atuar como técnico da seleção brasileira. Fazia o passeio com o namorado, que sobreviveu. O velório começou às 6h deste domingo na cidade de Indaial, com sepultamento previsto para as 17h;
- Leane Elizabeth Herrmann, de 70 anos – Realizava o passeio com a família. O velório acontece neste domingo em Concórdia, município do meio-oeste catarinense;
- Leise Herrmann Parizotto, 37 anos – médica de um posto de saúde em Blumenau (SC) fazia o passeio de balão acompanhada da mãe, Leane. Ambas morreram na tragédia e estão sendo veladas neste domingo, no município de Concórdia, no meio-oeste de Santa Catarina;
- Andrei Gabriel de Melo, de 34 anos – Oftalmologista de Fraiburgo, município no oeste de Santa Catarina. O velório ocorrerá na Câmara Municipal a partir das 14h deste domingo, com sepultamento marcado para as 9h de segunda-feira (23).
As vítimas eram em sua maioria turistas, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os socorristas encaminharam os sobreviventes ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, onde receberam atendimento por queimaduras e escoriações. Nenhum está em risco de vida.



Janaina Moreira Soares da Rocha



Investigações e regulamentações
A Polícia Científica de SC realizou uma perícia detalhada, com uso de tecnologia 3D, para reconstruir o cenário. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Flávio Graff, a polícia deve concluir o inquérito em até 30 dias.
Apesar do histórico seguro da região, conhecida como “Capadócia brasileira” pelos cerca de 100 voos diários, este é o terceiro acidente com balões no Brasil em menos de uma semana. O caso reabriu discussões sobre a segurança do balonismo turístico.
A empresa responsável, Sobrevoar Serviços Turísticos, suspendeu as atividades e afirma seguir todas as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
O que diz a ANAC?
Segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 103, balões turísticos não precisam de certificado de aeronavegabilidade, mas devem:
- Ter cadastro ativo de aerodesportista
- Possuir identificação visível
- Manter documentação e seguro a bordo
- Operar apenas durante o dia e sob condições visuais (VMC)
- Evitar voos sobre áreas densamente povoadas
Além disso, a empresa deve informar aos passageiros que a atividade envolve alto risco e ocorre sob total responsabilidade de cada participante.
- Fonte: CNN Brasil e Agência Brasil
- Foto: Reprodução Redes Sociais
- Redação: Edney Manauara