A Central de Regulação de Urgências do SAMU 192 Sudoeste do Paraná, com sede em Pato Branco, atendeu 24.924 ligações de janeiro a junho de 2025. Assim, os dados mostram a importância do serviço na resposta rápida a urgências médicas em 42 municípios da região.
O canal principal de chamadas continua sendo o número 192, responsável por 79% dos contatos. Porém, o aplicativo “Ligue 192 VOIP” já responde por 15% das ligações, enquanto o telefone alternativo (038) 3016-2483 foi utilizado em 6% dos casos, geralmente durante falhas na linha oficial.
Atendimento regional e perfil dos casos
De acordo com os registro das ligações recebidas, 16.488 resultaram no envio de ambulâncias do SAMU, do Corpo de Bombeiros ou de equipes municipais. Os dados apontam que:
- 67% dos atendimentos foram casos clínicos;
- 24% envolveram traumas, como acidentes e agressões;
- 5% foram de natureza psiquiátrica;
- 4% envolveram emergências gineco-obstétricas.

Missões e destaques do semestre
O SAMU Sudoeste realizou 13.274 saídas de ambulância no semestre. Logo, 81% foram com Unidades de Suporte Básico (USB) e 19% com Unidades de Suporte Avançado (USA).
Os atendimentos primários representaram 62% das missões, enquanto as transferências inter-hospitalares somaram 38%. Entre os casos de destaque estão:
- 6 partos assistidos pelas equipes;
- 16 aplicações de trombolíticos em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).
Tempo de resposta e eficiência
Nos atendimentos classificados como emergência, o SAMU registrou tempos médios considerados eficientes. O tempo de regulação, ou seja, entre a ligação e o acionamento da equipe, foi de 4 minutos e 47 segundos. Em seguida, o deslocamento da base até o local da ocorrência levou, em média, 7 minutos e 45 segundos. Já o transporte até o hospital durou cerca de 6 minutos e 53 segundos.
“Leia mais”:
- Novas ambulâncias do Samu repassadas pelo Governo Federal ao Sudoeste do PR
- Samu Sudoeste abre inscrições para PSS com vagas em sete cidades

Acolhimento e humanização
O projeto “Protetores do SAMU” distribuiu 191 ursinhos de pelúcia para crianças, mas também para pacientes em sofrimento emocional, promovendo acolhimento durante situações de fragilidade.
Orientações importantes
📞 Em caso de emergência, ligue 192.
📲 Mas você também pode usar o aplicativo gratuito “Ligue 192 VOIP”.
📶 Contudo, se houver instabilidade na rede, utilize o número alternativo: (038) 3016-2483.
- Fonte: MS com informações de ASCOM/CIRUSPAR
- Foto: Reprodução/@samu192sudoestepr
- Redação: Edney Manauara