O Paraná iniciou a transição do novo modelo de formação de condutores logo após a publicação da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma altera etapas da habilitação, flexibiliza o curso prático e, além disso, encerra a exigência da autoescola para realizar o exame de direção.
Estado adapta sistemas e estabelece período de transição
O Detran-PR confirmou que já iniciou ajustes internos porque precisa adequar sistemas, fluxos e rotinas operacionais. A autarquia vai publicar uma Nota Técnica para orientar o processo no estado, visto que a Senatran e o Cetran-PR ainda alinham procedimentos complementares.
A nota também vai estabelecer um prazo de adaptação de 180 dias, permitindo que o estado implemente as mudanças com segurança jurídica bem como eficiência administrativa.
Curso teórico será gratuito e digital
A nova regulamentação libera o curso teórico gratuito em plataforma digital e amplia as possibilidades para as aulas práticas. Assim, o usuário inicia o processo pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Detran-PR destaca necessidade de ajustes tecnológicos
A Diretoria de Operações informou que a adaptação exige evolução de sistemas assim como integração ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). A diretora Viviane da Paz explicou:
“Esse prazo é fundamental para as alterações dos sistemas informatizados e as integrações ao Renach. Os processos envolvem requerimentos, coleta biométrica, exames, emissão automática de Permissão para Dirigir e CNH.”
Então, o estado também vai ajustar modelos de monitoramento eletrônico, instrumentos de avaliação e regras de credenciamento de instrutores e entidades.
Leia mais:
- Protesto dos produtores de leite do sudoeste do PR ocorre nesta quarta em Francisco Beltrão
- Posse da diretoria da ACEC e CME reúne empresários e autoridades em Capanema
Casos iniciados antes da mudança seguem em análise
O Detran-PR ainda espera a posição oficial da Senatran sobre processos iniciados antes da resolução, pois somente após as adequações internas poderá apresentar a orientação definitiva.
Direção do Detran-PR afirma que modelo moderniza o acesso à CNH
O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, ressaltou que o novo modelo amplia o acesso à habilitação, reduz custos e, além disso, moderniza etapas.
Ele destacou:
“A resolução traz avanços importantes ao modernizar etapas da habilitação, ampliar modalidades de ensino, permitir exames remotos e criar o Banco Nacional de Questões. A implementação exige planejamento, por isso teremos prazo para adaptações.”
Transição depende de parâmetros federais
A transição ainda depende de definições técnicas da Senatran, que regulamentará pontos como periodicidade de exames, critérios de renovação automática, competência para realização de provas e emissão digital ou física da CNH.
O Detran-PR reforça que o período de adaptação garante continuidade do serviço, segurança jurídica e estabilidade dos fluxos operacionais.

- Fonte: AEN
- Foto: Giuliano Gomes/Detran-PR
- Redação: Edney Manauara



